AdvEasy
Baixar APP

Como funciona a mediação e a arbitragem na resolução de conflitos

Como funciona a mediação e a arbitragem na resolução de conflitos

Basicamente, a mediação e arbitragem são métodos utilizados na resolução de inúmeros conflitos. Com foco em uma solução rápida, esses métodos visam garantir maior eficiência e agilidade a esses processos. Sendo assim, podemos dizer que ambas as técnicas tem como objetivo se diferenciar das resoluções oficiais do sistema judicial. 

Para entender melhor como ocorre esse processo, basta ter em mente que na mediação um terceiro imparcial fica responsável por mediar a conversa. Assim, essa pessoa consegue auxiliar as partes a identificarem possíveis soluções. Resumindo, a função deste terceiro é possibilitar uma solução rápida, pacífica e que agrade ambas as partes. 

Sendo um processo voluntário, a mediação pode ser usada em inúmeros conflitos, como familiares, profissionais e muitos outros. Mas, para entender bem como ocorre a mediação e arbitragem, vejamos um pouco sobre a arbitragem. Primeiro, é preciso saber que na arbitragem é escolhido um juiz que será responsável por comandar o debate.

Sendo esse juiz responsável por auxiliar as partes a chegarem em uma solução, os envolvidos no debate aceitam acatar essa decisão final. Diferentemente da mediação, a decisão final da arbitragem pode não agradar a todos os envolvidos. Porém, assim como em muitos outros casos, toda a avaliação da situação é feita de maneira justa

Mas, quais são os benefícios de cada método? Vejamos:

Benefícios da mediação e arbitragem na resolução de conflitos:

Para saber qual método é mais adequado à sua situação, basta analisar bem como funciona cada técnica. Além disso, é sempre bom conhecer os benefícios que cada uma dessas ações garante aos envolvidos. Para te ajudar com isso, separamos abaixo as principais vantagens e características da mediação e arbitragem. Vamos conferir? 

Benefícios da mediação

A mediação oferece inúmeros benefícios que podem se sobressair às resoluções oficiais de conflitos. Primeiro, a mediação é um processo voluntário que ajuda a empoderar as partes envolvidas. Além disso, há confidencialidade durante toda a resolução realizada com rapidez, eficiência e, claro, custos reduzidos e preservação das relações em debate. 

Benefícios da arbitragem

A arbitragem também ocorre com agilidade e muita eficiência, mas com a participação de um árbitro. Com essa presença, há maior especialização no debate, bem como a tão necessária confidencialidade. Tudo isso, com a possibilidade de custos reduzidos e a participação de um juiz que tenha conhecimento internacional para essas situações.

Sem sombra de dúvidas, a mediação e arbitragem oferecem uma alternativa mais barata e ágil aos que tem pressa. Porém, sem sombra de dúvidas, uma das maiores vantagens está na qualidade dos serviços prestados. Por isso, seja em ambiente judicial ou optando por uma dessas soluções, você consegue qualidade e resultados justos. 

Como a AdvEasy pode te ajudar?

Se você está precisando de profissionais especializados para realizar sua mediação e arbitragem, nós da AdvEasy podemos te ajudar! Aqui, você encontra profissionais especializados nas mais diversas áreas de atuação jurídica. Com isso, fica mais fácil encontrar um bom mediador ou, até mesmo, um árbitro para sua resolução. 

A AdvEasy conecta profissionais especializados à quem precisa dos seus serviços para resolução de conflitos. Fazendo o download do nosso aplicativo, você consegue realizar buscas e analisar os especialistas antes de sua contratação. Quer saber mais sobre como podemos te ajudar em situações jurídicas? Fique por aqui e confira também: 

Diferenças entre consultoria e assessoria jurídica. 

Compartilhe esta notícia!
Tags:

Notícias Recentes

Protegido: Como conduzir o cliente para um serviço jurídico pago?
LEIA MAIS
Protegido: Como funcionam meus créditos a cada período?
LEIA MAIS
Protegido: Gratuidade de serviços jurídicos?
LEIA MAIS
Protegido: Explicação do Funil de Vendas
LEIA MAIS
1 2 3 9
Artigos Relacionados
Protegido: Como conduzir o cliente para um serviço jurídico pago?
Protegido: Como funcionam meus créditos a cada período?
Protegido: Gratuidade de serviços jurídicos?
Protegido: Explicação do Funil de Vendas
1 2 3 9
downloadlinkcrossmenuarrow-right