como saber se vou ganhar um processo

Como saber se vou ganhar um processo

Ao nos depararmos com uma situação de injustiça contra nós mesmos ou contra alguém próximo, é extremamente normal que queiramos entrar com um processo judicial contra quem nos prejudicou de alguma forma.

No entanto, antes de processar alguém, você precisa ter em mente quais são as causas e possíveis consequências envoltas nessa decisão, averiguando se é o certo ou não a se fazer.

Para saber se você vai ganhar um processo, precisa considerar várias circunstâncias. E para te ajudar a localizá-las, preparamos o post de hoje. Então continue lendo para saber mais.

Como saber se vou ganhar um processo

Quando nos sentimos prejudicados diante de algum conflito que não podemos resolver sozinhos, a primeira coisa que passa por nossa cabeça é abrir um processo. E quando você se depara com algo tão complexo e que ainda envolve a justiça, é perfeitamente normal que dúvidas surjam.

A principal delas provavelmente é sobre as chances que você tem de ganhar ou não um processo. E para ter essa resposta, é preciso identificar se isso realmente vale a pena ou se está jogando seu tempo fora. Mas como fazer isso?

O poder judiciário lida diariamente com uma enorme quantidade de processos. E a primeira coisa que você precisa saber é que a ordem de prioridade é dada por aqueles casos considerados mais urgentes. Isso evidencia a importância de recorrer a um processo judicial somente depois de ter tentado resolver o problema de todas as outras formas possíveis.

Quando o assunto é direito do consumidor, por exemplo, muitos problemas podem ser resolvidos com o Procon ou diretamente com a empresa, resultando na troca do produto ou devolução do dinheiro.

Prós e Contras

É muito importante ter em mente que abrir um processo não significa que você ganhará a causa. Por isso, colocar numa balança os prós e contras é uma tática que pode ser muito bem utilizada. Os custos do advogado e  a frustração emocional que pode surgir em decorrência da perda de um processo são os principais pontos que você precisa analisar. Pois depois não é possível voltar atrás.

Além disso, é preciso contratar um advogado especializado na causa que você quer vencer e ver se as provas que você tem são o suficiente. Quanto mais provas um caso tem, mais rápido ele é solucionado.

Uma outra dica muito importante é consultar um advogado antes mesmo de abrir o processo. Esse tipo de serviço é chamado de consultoria jurídica, onde um profissional do direito irá conversar com você e analisar o caso, avaliando quais são as chances de você ganhar ou não o processo que está cogitando abrir. 

Graças à tecnologia, hoje não é preciso sair de casa para ter acesso a uma consultoria jurídica, que pode ser feita online, via vídeo chamada, chat, ligação e daí por diante. 

Conheça o app AdvEasy e converse agora mesmo um advogado. 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

Em breve disponível para download:

© 2020 AdvEasy. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Freshlab Agência Digital